«Coimbrinhas», de novo

A característica marcante do que na cidade onde vivo desde 1969 se chamam os «coimbrinhas» – termo pejorativo quase caído em desuso, de que só os últimos «coimbrinhas» se servem para referirem uma entidade abstrata da qual sem o conseguirem se procuram excluir -, consistia em ver o mundo reduzido à escala dos estreitos horizontes da cidade pequena e provinciana que ia do Choupal à Figueira da Foz (apesar da universidade, para alguns críticos por causa dela, ou de parte dela).

Claro que existiam sempre casos de exceção, assumidos pelos que contra a corrente, e contra os pequenos poderes locais, se batiam por uma atitude cosmopolita e pela atenção à mudança. Quando cheguei à cidade, vindo da pequena vila beirã onde passava o tempo a ansiar por «conhecer mundo», habituei-me, como tantos jovens da minha e de outras gerações, a menosprezar aquela gente limitada, embora bastante autoconvencida. À «Lusa Atenas» dos textos memorialistas e da palavra oficial opúnhamos, jocosamente, essa «lusa, apenas» que era necessário combater.

Parece que esse distanciamento crítico já passou por bem melhores dias e – paradoxalmente, com a cumplicidade de muitas pessoas jovens, portadoras de uma doentia saudade de um passado que não viveram e mitificam, e desconhecedoras da tradição emancipatória que atravessou gerações – que os adeptos do «pequeno mundo» voltaram a pautar os destinos da minha Coimbra. Ao ponto, como reparei há dias num texto que me passou pelos olhos, de aquele miserável epíteto passar para alguns por elogio.

    Apontamentos, Coimbra, Ensaio, Olhares.