Lincolnmania

Ao mesmo tempo que a vida de Abraham Lincoln tem sido objeto de um interesse frequentemente imerso em estranhas lendas e narrativas muito diversas, o seu assassínio tem-se debatido, como parte da mitografia americana, com um sem-fim de teorias da conspiração. Talvez por isso, no recente Lincoln, filmado por Steven Spielberg e protagonizado por Daniel Day-Lewis, o episódio tenha sido omitido, dele aparecendo apenas, e mesmo no final, uma mera referência. E no entanto, se fosse intenção do realizador atribuir ao crime consumado no Teatro Ford, em Washington, um lugar central, bem mais intrincada seria a trama e a complexidade dos personagens envolvidos. O Assassínio de Lincoln, um livro que anda por aí nas livrarias, escrito como um policial mas recheado de informação fidedigna, cumpre pois o papel de catalisador de informação, não tendo sido por um acaso que durante mais de um ano ocupou o primeiro lugar da tabela de vendas do New York Times na área da não-ficção.

O mais curioso, porém, apesar da clareza do texto, é este poder contribuir para tornar ainda mais complexo o referencial contemporâneo da memória daquele crime ocorrido no ano de 1865. De facto, se é verdade que detalha algumas circunstâncias, ajudando a diluir histórias mal contadas e motivos de especulação, também é verdade que oferece, da teia de cumplicidades que rodeou a preparação e a finalização da morte violenta do 16º presidente norte-americano, a clara perceção de que, ao contrário da sua auréola de herói quase consensual, supostamente odiado apenas por uma minoria de irredutíveis esclavagistas, Lincoln teria de facto agregado uma teia de reservas e mesmo de ódios. Muitos deles partilhados por pessoas comuns, algumas até de origem bem humilde, associadas ao projeto de uma América muito diversa daquela que começou a ser projetada pela vitória dos ianques no termo da Guerra Civil.

Bill O’Reilley e Martin Dugard, O Assassínio de Lincoln. Trad. Isabel Veríssimo e revisão de Alice Soares. Texto Editores. 352 págs.

    Biografias, História, Leituras.