➜ Cuidado com o Academia.edu

Comecei em janeiro de 2021 a usar a versão Premium do Academia.edu. Tem inúmeras vantagens, desde servir de repositório público para as nossas publicações, até oferecer as de muitas outras pessoas, pesquisando por temas e mesmo por conteúdo dentro das dezenas de milhões de textos que armazena. E avisando também sobre a entrada de novos artigos que nos possam interessar. Só vantagens, parece. Ao ponto de se ter transformado num lugar fulcral para a divulgação do meu trabalho, para a investigação e para contactos.

Só que… nos primeiros dois anos paguei 7,99 euros mensais, um preço aceitável, com base no qual me registara. Porém, em fevereiro de 2023, o valor passou para 9,83, logo no julho seguinte para 14,76, em abril de 2024 para 36,67 e neste mês de julho de 2025 para uns incríveis 60,27 euros debitados a cada mês. Tudo isto sempre sem avisar o utilizador. Reparei, entretanto, que existem milhares de pessoas a queixar-se do mesmo, sem quaisquer explicações por parte da empresa. Sim, trata-se de uma empresa, não de uma instituição académica, como por vezes se julga.

Obviamente, decidi anular a subscrição e fazer o downgrade para a versão normal, muito menos poderosa, mas que ainda me permite manter o repositório, que continuarei a divulgar. Entretanto, procuro alternativas, estando a testar o ResearchGate. Fica, para já, este aviso público destinado aos incautos, distraídos e fracos gestores do seu património, como eu.

    Apontamentos, Etc., Oficina.