Limpar o pó a Marx

K.M.

A avaliação da obra e da influência de Marx tem produzido três modelos de leitura que tendem a depreciá-la ou a empurrá-la para o esquecimento público. O primeiro, sem dúvida o dominante, é aquele que as proclama como decisivamente mortas e enterradas com a derrocada dos Estados do socialismo burocrático e o presumível «fim do comunismo». O segundo modelo, mais antigo, assegura-lhe uma dimensão rígida e nostálgica, como indicador das experiências históricas anteriores à Queda do Muro observadas ainda, por certas consciências, como essencialmente positivas. O terceiro modelo, devedor do anterior apesar de seguir outro caminho, é aquele que vê no «regresso a Marx» a possibilidade de uma sequela, ainda que revista e melhorada ao nível dos conceitos, de um caminho até ao dogma que o próprio filósofo expressamente rejeitara em vida. O objetivo manifesto deste livro de Sousa Dias é pensar e mostrar a possibilidade de uma outra via, na qual a interpretação do mundo injusto e desigual em que vivemos, os caminhos para a sua transformação, bem como a própria ideia de comunismo, projetadas por Karl Marx, são repensados na sua iniludível capacidade revolucionária e na sua dramática necessidade.

Trata-se de uma viagem por um conjunto de condições teóricas e de possibilidades. A abrir, e diante do apregoado «fracasso do comunismo», o autor mostra que terá sido outra coisa, não o comunismo mas sim uma sua caricatura, «comprometida pelo seu uso estatal e burocrático», aquilo que iniludivelmente fracassou. Procede-se depois a um reconhecimento da atualidade de Marx, separando a leitura dogmática da sua obra, e «um certo marxismo» corrompido pelo leninismo, realmente liquidados ou moribundos, da perspetiva revolucionária, fortemente positiva e incandescente, que o seu trabalho continua a ser capaz de projetar. Aborda-se em seguida a urgência do retomar da ordem do económico sobredeterminando o domínio do político enquanto consequência necessária de um regresso à leitura de Marx. Para os dois últimos capítulos ficam as propostas mais difíceis de teorizar, aquelas que associam ao pensamento de Marx uma grandeza que está para além do seu lugar como instrumento de análise. Erguendo-se contra a velha ideia de revolução enquanto inevitabilidade histórica, o autor mostra de que maneira o verdadeiro pensamento marxiano sugere a «possibilidade impossível» de romper com a ordem injusta, só aparentemente imutável, do capitalismo, e de alcançar a sua superação. E procurando esboçar o rosto da «comunidade por vir», do que será enfim o comunismo, recusa a construção fabulosa de uma ideia de sociedade perfeita, que troca pela «obra do próprio comum como poder instituinte», que não pode ser antecipado mas apenas construído a partir da experiência.

Um ensaio que retira o pó ao filósofo de Trier e o recoloca vivo nas nossas mãos. A ler com urgência por quem não gosta de ideias feitas e anda à procura de uma saída para isto.

Sousa Dias, Grandeza de Marx. Por uma política do impossível. Assírio & Alvim. 176 págs. Versão revista de nota saída na LER de Março.

    Atualidade.